sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Gêneros Textuais








O trabalho com gêneros textuais, contemplando o conteúdo da IV Unidade em todas as turmas do 7º ao 9º ano, entre os dias 21/12/2012 a 10/01/2013, teve um qualificador tecnológico, que até o momento, não era explorado em minhas aulas, detia-me apenas na pesquisa, para posterior estudo e aulas expositivas em círculos e discussões.
Aceitando o convite da pesquisadora-formadora Maristela Midlej fiz uma revisão do meu planejamento. Junto com ela, fomos inserindo as tecnologias digitais presentes na escola e o uso dos ambientes de leitura e escrita da internet nas atividades, tendo como recurso básico o Módulo do Gestar, Caderno 3.
Os momentos aconteceram em dois tempos: o primeiro na sala de aula com apresentação de diversos gêneros textuais, entre eles, cartões de Natal, propagandas, contos, causos, músicas e diário de bordo; e, o segundo, no laboratório de informática, onde ocorreram as produções dos gêneros estudados, que eram revisados, reescritos e publicados em Blog ou no Facebook. Utilizamos os uquinhas e os computadores do laboratório para pesquisas, produções textuais verbais, de imagens e de audio. Para exibição de vídeos da TV Escola e de slides de apresentação dos gêneros estudados, utilizamos o Projetor Multimidia.
Aproveitamos a oportunidade para incentivar o uso de conteúdos de licenças abertas nas produções dos alunos. Maristela fez uma discussão sobre esse tema e apresentou espaços de busca de material de uso livre na internet.
Os alunos corresponderam a todas as atividades propostas sem nenhuma reclamação. Esse é o novo contexto de vida, em que eles estão inseridos, a Cibercultura, que permite outros tipos de criatividade e atratividades. Essa aproximação direta com a produção virtual abriu um novo horizonte de expectativas para o meu enriquecimento profissional e letramento tecnológico.

O trabalho com gêneros textuais, contemplando o conteúdo da IV Unidade em todas as turmas do 7º ao 9º ano, entre os dias 21/12/2012 a 10/01/2013, teve um qualificador tecnológico, que até o momento, não era explorado em minhas aulas, detia-me apenas na pesquisa, para posterior estudo e aulas expositivas em círculos e discussões.
Aceitando o convite da pesquisadora-formadora Maristela Midlej fiz uma revisão do meu planejamento. Junto com ela, fomos inserindo as tecnologias digitais presentes na escola e o uso dos ambientes de leitura e escrita da internet nas atividades, tendo como recurso básico o Módulo do Gestar, Caderno 3.
Os momentos aconteceram em dois tempos: o primeiro na sala de aula com apresentação de diversos gêneros textuais, entre eles, cartões de Natal, propagandas, contos, causos, músicas e diário de bordo; e, o segundo, no laboratório de informática, onde ocorreram as produções dos gêneros estudados, que eram revisados, reescritos e publicados em Blog ou no Facebook. Utilizamos os uquinhas e os computadores do laboratório para pesquisas, produções textuais verbais, de imagens e de audio. Para exibição de vídeos da TV Escola e de slides de apresentação dos gêneros estudados, utilizamos o Projetor Multimidia.
Aproveitamos a oportunidade para incentivar o uso de conteúdos de licenças abertas nas produções dos alunos. Maristela fez uma discussão sobre esse tema e apresentou espaços de busca de material de uso livre na internet.
Os alunos corresponderam a todas as atividades propostas sem nenhuma reclamação. Esse é o novo contexto de vida, em que eles estão inseridos, a Cibercultura, que permite outros tipos de criatividade e atratividades. Essa aproximação direta com a produção virtual abriu um novo horizonte de expectativas para o meu enriquecimento profissional e letramento tecnológico.

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