O
Café Literário já era uma atividade que eu realizava em duas
outras instituições de ensino, e teve inicio em um bate-papo
“informal” com o nome de Café com poetas. A dinâmica foi a
seguinte: formação de equipes, sorteio com os nomes dos poetas,
pesquisa na internet, e estudo, ensaios, caracterização,
cenário, café e roda de bate-papo. Na roda de bate-papo, as equipes
se apresentavam em nome do poeta. Exemplo:Cecília Meireles e
Drummond. Nesse momento eles trocavam ideias, falavam de suas vidas
ou liam trechos de poemas e outras obras, e assim a interação
continuava e todas as equipes participavam. O resultado foi
fantástico. Anos depois, na rede estadual, no ensino médio, a mesma
atividade teve outro direcionamento, seguindo algumas metodologias do
Café com Poetas e com o objetivo de contemplar o estudo de poema,
poesia em literatura brasileira, agora com o nome de “Recital”,
tornou-se ponto de culminância em todas as turmas do 2º e 3º ano.
Era um desfile, até terno e gravata se via na sala. Depois, na
entrada da secretaria eram expostas as fotos com trechos de poesias e
poemas. Atualmente, de volta ao ensino fundamental,a ideia
renasceu
para complementar o estudo de poema e poesia, com o nome de “Café
Literário”, aqui na Escola Carlo Salerio, com a turma do 9º ano,
que.teve inicio com ...pesquisa
na internet, utilizando o UCA. O resultado já era mais ou
menos esperado, por se tratar de uma turma que não é muito de
exposições orais. Mas, surpreenderam-me a tal ponto,que um dos
alunos, tímidos, daqueles que escolhem o seu canto e de lá não
sai para nada, declamou o poema “José” se locomovendo em toda a
sala encarando a todose e dirigindo-se a cada pessoa que estava na
sala. Olha, foi emocionante, avaliar o interesse, a participação e
empenho, foi muito gratificante todos participaram, leram,
declamaram. Engasgaram nas palavras, como eles próprios dizem, mas
fizeram, e é isso que faz com que o professor encontre objetivo para
as suas ideias e sentido de continuidade. Por
fim, os alunos, escolheram trechos das poesias recitadas, postaram no
Facebook, cada um no seu próprio espaço, deixando também, junto
com o trecho, um comentário. Além de comentar os trechos deixados
pelos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário