sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Café Literário


O Café Literário já era uma atividade que eu realizava em duas outras instituições de ensino, e teve inicio em um bate-papo “informal” com o nome de Café com poetas. A dinâmica foi a seguinte: formação de equipes, sorteio com os nomes dos poetas, pesquisa na internet, e estudo, ensaios, caracterização, cenário, café e roda de bate-papo. Na roda de bate-papo, as equipes se apresentavam em nome do poeta. Exemplo:Cecília Meireles e Drummond. Nesse momento eles trocavam ideias, falavam de suas vidas ou liam trechos de poemas e outras obras, e assim a interação continuava e todas as equipes participavam. O resultado foi fantástico. Anos depois, na rede estadual, no ensino médio, a mesma atividade teve outro direcionamento, seguindo algumas metodologias do Café com Poetas e com o objetivo de contemplar o estudo de poema, poesia em literatura brasileira, agora com o nome de “Recital”, tornou-se ponto de culminância em todas as turmas do 2º e 3º ano. Era um desfile, até terno e gravata se via na sala. Depois, na entrada da secretaria eram expostas as fotos com trechos de poesias e poemas. Atualmente, de volta ao ensino fundamental,a ideia
renasceu para complementar o estudo de poema e poesia, com o nome de “Café Literário”, aqui na Escola Carlo Salerio, com a turma do 9º ano, que.teve inicio com ...pesquisa na internet, utilizando o UCA. O resultado já era mais ou menos esperado, por se tratar de uma turma que não é muito de exposições orais. Mas, surpreenderam-me a tal ponto,que um dos alunos, tímidos, daqueles que escolhem o seu canto e de lá não sai para nada, declamou o poema “José” se locomovendo em toda a sala encarando a todose e dirigindo-se a cada pessoa que estava na sala. Olha, foi emocionante, avaliar o interesse, a participação e empenho, foi muito gratificante todos participaram, leram, declamaram. Engasgaram nas palavras, como eles próprios dizem, mas fizeram, e é isso que faz com que o professor encontre objetivo para as suas ideias e sentido de continuidade. Por fim, os alunos, escolheram trechos das poesias recitadas, postaram no Facebook, cada um no seu próprio espaço, deixando também, junto com o trecho, um comentário. Além de comentar os trechos deixados pelos colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário